Uma das preocupações mais frequentes nos cuidados de pele são as manchas, sejam elas decorrentes de hiperpigmentação pós-inflamatória, hiperatividade dos melanócitos, de alterações hormonais ou de períodos com maior exposição solar.
No final de contas os cuidados devem começar por ser preventivos, e precoces, podendo haver necessidade de intervenção médico-estética quando as manchas são mais profundas e/ou persistentes. Evitar lavar o rosto com água quente ou evitar procedimentos traumáticos para a pele, principalmente quando existe propensão para formação de manchas, podem ser cuidados complementares e benéficos. Contudo os cosméticos podem ser a primeira linha para os cuidados da pele com manchas.
O protetor solar é o cuidado estrela, e que deve ser aplicado diariamente, sem desculpas, no exterior mas também no interior (casa, escritório, etc). O sol, apesar de todos os seus benefícios, é causador do fotoenvelhecimento. A exposição à radiação ultravioleta leva à produção de melanina (que na verdade serve para proteger a pele de queimaduras), culminando em novas manchas bem como no escurecimento de manchas já existentes. Hoje já se sabe que a luz azul e infravermelhos também são causadores de hiperpigmentação na pele.
Assim, se pretende prevenir ou melhorar manchas, não vale a pena gastar tempo e dinheiro se o uso de fotoproteção não fizer parte dos seus cuidados diários; entenda-se 365 dias do ano, ou seja, em todas as estações.
Por outro lado existem diversas opções que se propõe a reduzir a aparência das manchas na pele, mas o seu sucesso também depende do compromisso que a pessoa faz com os seus cuidados diários e, obviamente, da sua consistência.
Hoje em dia existe muita oferta, e a escolha deve ser adaptada não só ao tipo de pele, como às suas características de sensibilidade e tolerância. Este aspeto é de extrema importância, pois uma pele inflamada poderá ter tendência a hiperpigmentar. As opções para tais efeitos são encontradas desde os produtos de limpeza até aos fotoprotetores, podem variar em concentrações e tanto podem apresentar-se na versão pura ou estabilizada, como podem ser conjugadas. A gestão de expetativas é FUNDAMENTAL. Os cosméticos não tratam machas, isto é, não a fazem as desaparecer por milagre. Mas uma coisa é certa, ajudam muito na sua prevenção e dissimulação.
Aqui estão listados alguns ingredientes, que poderá já ter ouvido, usados no cuidado das hipercromias. Contudo, caso esteja grávida, a planear engravidar ou a amamentar, deverá consultar o seu médico antes de iniciar qualquer rotina preventiva da pigmentação ou despigmentante.
. Retinóides
. Vitamina C
. Niacinamida
. Resorcinol
. Ácido azelaico
. Ácido kójico
. Resveratrol
. Ácido glicólico
. Ácido láctico
. Ácido salicílico
. Ácido tranaxâmico
...
Deixo aqui duas sugestões que poderão ser usadas numa rotina de cuidados de pele com manchas, independentemente da sua origem. Nunca se esqueça que a proteção solar é indissociável de qualquer rotina de cuidados de pele.
O AC Glicolic, da Sesderma, um gel-creme com 10% de ácido glicólico (livre e também lipossomado); um alfa-hidroxiácido (AHA) que promove a renovação celular através da esfoliação química. A nível da camada córnea os AHA conseguem quebrar as ligações entre as células, libertando-as. Esta textura pode ser adaptada a peles mistas, e a sua formulação contém bisabolol (propriedades calmantes), além de vitaminas C e E. Na gama AC Glicolic encontram-se outras texturas, mais hidratantes como o creme, ou mais matificantes como a versão em gel. As variações das percentagens nos hidratantes da gama variam entre 8 e 10%. Pode encontrar aqui.
O Azelac RU SPF 50, também da Sesderma, é um protetor solar. Da sua composição fazem parte o ácido azeláico, ácido tranexâmico, butilresorcionol e vitamina C (coadjuvantes no cuidado às manchas, como referi na lista) e filtros solares físicos e químicos. O acabamento é luminoso, mas de uma forma discreta. Quem pocura uma pele luminosa e fresca vai adorar este protetor solar. Diria que vai passar de não usar, a não passar sem ele! Pode encontrar aqui.
Bons cuidados, porque a pele não espera!
Obrigada por ler!
Joana
Comments